sexta-feira, 17 de abril de 2009

NÃO JULGUE UM LIVRO PELA CAPA!



Acabei de assistir um vídeo no You Tube de um programa inglês chamado Britan’s Got Talent 2009 onde apresentam uma mulher de 47 anos que almeja a profissão de cantora. Quando ela entra no palco, imediatamente se nota a reação da platéia e dos jurados. Susan Boyle, uma mulher que foge totalmente dos padrões de beleza, mas que quando solta a voz, da um verdadeiro show de interpretação da música I dreamed a dream, cantado por Elaine Page em Les Miserables.
Enquanto Simon, um dos jurados a entrevista, são mostradas cenas da platéia e sorrisos de escárnio devido a aparência da dita senhora. Mas repentinamente, a audiência e os jurados mudam totalmente de postura e todos são contaminados pela voz forte, maravilhosa, angelical de Susan. A “fera” vira “bela”.
Confesso que fiquei todo arrepiado enquanto assistia ao vídeo que pode ser visto no seguinte endereço :
http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk

Ao final do vídeo o título deste texto aparece.

Não julgue um livro pela capa!
Quantas pessoas conhecemos que são tão bonitas por fora mas tão vazias por dentro. Quantas pessoas apenas se preocupam com sua beleza exterior sem se importar com o seu conteúdo.
Quantas usam sua aparência para conseguir posições convenientes na sociedade, para subir degraus, para conquistar amores...
A capa é muitas vezes linda, dura, bem feita, bem modelada, as vezes de couro, lustrosa mas quando abrimos o livro e lemos seu conteúdo descobrimos que fomos enganados. Na verdade não há conteúdo, somente um grande vazio. As frases estão incompletas, as palavras separadas o raciocínio totalmente errado. O curso da estória interior totalmente sem sentido e a estória da vida terá sido apenas aquilo que a pessoa apresentou pelo seu exterior já que não tem nada, absolutamente nada a oferecer a não ser a sua própria aparência tão enganadora.
Não me preocupo com as capas feias. Já li muito livros cujas capas eram muito mal feitas, frágeis, que se rasgavam a toa mas o conteúdo era impregnado de emoções e sentimentos. Até hoje tenho livros tão antigos cujas capas estão rasgadas devido ao uso mas as páginas estão intactas. Creio que é isto que importa. Ninguém realmente se lembra de um livro pela capa e sim pela maravilhosa sensação de estar lendo algo que vale a pena.
Este vídeo deve ser assistido para que possamos pensar em que tipo de capa gostaríamos de ser. Fica a pergunta:

Que tipo de capa você é????

2012


Há um ano, pela primeira vez, uma grande amiga minha falou comigo sobre o ano de 2012. Confesso que fiquei apavorado com todas as informações que me foram dadas e como sou uma pessoa muito curiosa, fui buscar minhas próprias conclusões.

Hoje em dia, está “na moda” falar sobre aquecimento global, o desgelo dos pólos com consequente aumento do nível do mar. Eu mesmo, tive a oportunidade de ir a Atafona e vi, com meus próprios olhos a dimensão da destruição. Segundo um amigo que mora em Campos, 9 quadras já foram tomadas e o que se vê hoje em dia, são ruínas de casas que antes eram mansões, comércios, prédios. O mar continua avançando e dentro em breve, Atafona já não mais existirá.

Tenho comigo, um DVD, feito pelo então candidato a Presidência dos Estados Unido, Al Gore,entitulado “ An Inconveniente Truth “, que recebeu o prémio Nobel da Paz em 2007 e que hoje em dia viaja ao redor do mundo, dando palestras sobre o eminente perigo da invasão do mar nas áreas litorâneas causado pelo degelo. Diz Al Gore que o nível do mar deve subir pelo menos sete metros fazendo desaparecer cidades como Rio de Janeiro, Manhattan,todo o sul da Florida grande área da Europa e outros lugares.

Coincidentemente, chega então as minhas mãos, uma série feita pela Rede de TV Infinito, baseada nas Profecias Maias. Os Maias, ma civilização mesoamericana pré-colobiana com uma rica estória de 3000 anos, desenvolvida em termos de astronomia que deixaram como legado, sete profecias que falam sobre o futuro do nosso planeta. Até agora pelo que pude observar e verificar, todas aconteceram.

Alem de assistir todos os capítulos, ainda não satisfeito, fui em busca de mais informações. A verdade é que acabei descobrindo que na internete, existem milhares de sites que falam sobre este assunto. Alguns parecem bem confiáveis, outros são bem duvidosos. Mas todos levam ao ano de 2012 e muitos a uma data: 21/22 de dezembro de 2012.

Repentinamente, pessoas conhecidas, alunos de várias religiões começam a tocar neste assunto e tomo consciência que muitas pessoas já sabiam sobre isto. Então ganhei um DVD de presente feito baseado em uma recente descoberta de um livro perdido que foi encontrado, cujo autor seria o tão famoso Nostradamus. Livro este que apenas contem figuras desenhadas e interpretadas por “experts” em história, astronomia e física, também mencionando todos os aspectos astronômicos que irão ocorrer no mencionando ano.

Existem muitas ‘ coincidências” em todo o vasto material que li. Todos abordam o mesmo tema, o que vai acontecer em 2012 e as conseqüências de uma mudança total em nosso planeta.

Não necessitamos ir muito longe para observar o que está acontecendo em nossa volta. Terremotos, tsunames, vulcões a milhares de anos extintos que voltam a entrar em erupção, enchentes catastróficas, nevadas, secas, furacões... O planeta começa a dar os sinais que algo está muito errado. Contudo, para muitos isto passa desapercebido.

Quando ouvi falar sobre 2012 como muitos, me senti meio incrédulo e então alguém me disse: “ Não acredite se você não quiser mas preste atenção aos sinais!!”

Foi exatamente o que fiz. Comecei a prestar mais atenção as noticias e certamente fiquei mais preocupado e mais ligado nas possibilidades de realmente acontecer algo. O próprio canal Discovery tem exibido vários programas específicos sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta e os efeitos catastróficos que isto pode representar para a humanidade.

Não acredito que o mundo vai acabar em 2012 mas acredito que pode haver sim, uma grande transformação. Aliais acho até necessário que haja esta transformação. O Ser humano precisa urgentemente se voltar mais para a espiritualidade, para seu desenvolvimento pessoal e deixar um pouco de lado tudo aquilo que é supérfulo e material. Estava lendo um dia desses, algo muito interessante e real. A maioria das pessoas apenas pensam em Deus na hora que estão passando por problemas. Ai, é literalmente um “Deus nos acuda”. Contudo, facilmente o esquecem quando os problemas são resolvidos.

Hoje em dia, existe na sociedade, uma falta muito grande de respeito a natureza, aos animais e aos próprios seres humanos. Florestas são destruídas, a água desperdiçada, e o “Amai-vos uns aos outros” já se foi a muito tempo. A verdade é que não conseguimos imaginar como seria a vida sem o que temos já que por te-los acabamos por não valorizar coisas tão simples como uma plantinha. Alem do mais, já está na hora de mudarmos certos conceitos “modernos” e adotarmos um modo de vida mais sereno e menos conturbado. O homem trabalha, ganha dinheiro, se escraviza para no final da vida olhar para trás e ver que não deixou nada de bom, apenas bens materiais. As pessoas estão fazendo sexo e não mais amor de modo desenfreado e o casamento em si literalmente “já era”. Não se busca mais a compreensão já que a troca de parceiros é tão fácil e o individualismo está em voga. O “EU” se tornou mais importante do que o “NÓS”. Quantas pessoas não trocam um relacionamento por dinheiro, pela conveniência de poder receber algo melhor. Os jovens só se preocupam com as roupas que vão usar, com as balas que vão tomar nas raves, o verbo namorar sumiu e foi substituído pelo verbo ‘ficar’. Pais não conversam com seus filhos, irmãos brigam entre si.

Talvez um 2012 seja realmente necessário para que possamos rever nossos conceitos. Talvez seja necessário para que o ser humano seja mais humano. E enquanto ele não chega, ainda está em tempo de pensarmos e refletirmos sobre nossas ações.

E se 2012 realmente acontecer, sinceramente espero que as mudanças sejam para o bem e que possamos reconstruir uma sociedade mais justa, mais amável, mais sincera e menos materialista.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PRIVILÉGIO


São 14:40 de uma sexta-feira Santa. Em minha família não celebramos a morte de Cristo mas sim a vida. Celebramos as palavras que Jesus deixou e não Jesus pregado a uma cruz em sofrimento. Contudo, é sempre mais uma data para estarmos todos juntos, como será também no Domingo. Eu, Marcela, Thiago, Arthur, Ana Paula, Leo, João e Julia. Nos sentamos a mesa para comer algo de diferente que sempre faço para a família ( hoje foi camarão com molho de gorgonzola ). Ai, a gente bate papo, ri, toma vinho e se curte.
Hoje, não sei por que, parei de uma hora para outra, por alguns instantes para observar todo mundo. Marcela, Ana, Leo, Arthur com seu prato de macarrão já que ele nunca come peixe, Thiago, João e Julia. Como o tempo passa rápido. Ontem mesmo eu estava contando estórias para que eles pudessem dormir. Colocava todos eles no mesmo quarto e pegava um livro “ Contos de Anderson” e personificava cada personagem. Hoje, já são adultos.... Pessoa tão preciosas que Deus me deu. Uma família linda, unida na diversidade, equilibrada nos sentimentos, genuína no amor. Uma família em PAZ!
Me sinto um homem privilegiado em ter pessoas tão boas perto de mim. Me sinto feliz ao ver todos juntos, alegres, rindo, brincando, sacaneando uns aos outros.
Dizem que família a gente não escolhe, acontece! Se for assim mesmo, eu sou um homem realizado em ter tido filhos tão lindos e maravilhosos e através deles ter tido netos.. Estar ao lado deles é estar seguro, é estar feliz. É ter a certeza que minha missão de pãe foi cumprida a risco. É agradecer a Deus sempre por ter tido a honra de gerar seres tão especiais. Não são filhos, são verdadeiros amigos e companheiros. São presentes que Deus me deu nesta vida. Na minha família todos são acolhidos. O amor transborda de cada um de nos como um rio após chuvas pesadas. Nos amamos em todos os momentos, em todas as situações. Somos comparsas. Entre nos só existe o compromisso da felicidade e do amor.
Obrigado por vocês existirem!!!!!!!

ESCLARECIMENTO



Na altura do campeonato, se faz necessário, antes de qualquer outra postagem, fazer um esclarecimento.

Este blog foi ao ar na internet no domingo passado e desde então, tem sido visitado por muitas pessoas que estão deixando seus comentários que, são sempre bem vindos. Também tenho recebido e-mails que elogiam os textos e o modo como os tenho escrito. Contudo, ontem recebi um que dizia que estou ‘cutucando’ e ‘agredindo’ as pessoas.

Vamos deixar bem claro, que meu blog expressa sentimentos, experiências e estórias que escuto de pessoas que são muito próximas a mim. Não está dentro do meu poder e nem tão pouco é a minha intenção julgar ninguem. Muitas vezes, passei por coisas na vida que me machucaram e um dia me perguntaram por que eu não reagia. Bem, não reajo pois realmente acredito na ‘Lei do Bumerangue”. Muitas pessoas desejam o mal, muitas agem impensadamente. Este não é o meu caso. A própria vida já me mostrou e me ensinou que as coisas sempre voltam ao seu ponto de partida. Por isso, não gasto minha energia nem perco meu tempo com sentimentos mesquinhos.

Se por acaso, o que tenho escrito afeta a quem lê, se as pessoas estão enfiando a ‘carapuça’, então a razão por ter decidido fazer este blog está sendo atingida.

Quando não sentimentos culpa, quando a nossa consciência não nos sinaliza que o que estamos lendo se encaixa em nossas vidas, meus textos passam a ser apenas ilustrativos ou servem como alerta. Mas, se você os lê e pensa que foram dirigidos a você é por que sua mente está sinalizando que algo que você possa ter feito foi na verdade algo incorreto. A mente sempre sinaliza! Então, pare, leia os textos novamente e reflita. Mude de atitudes ou opte por não entrar no blog e sentir-se incomodado com o que escrevo. Temos o poder de decisão de fazer algo ou não. Decida-se!

Todos estes textos foram escritos com muito amor, lucidez e no intuito de fazer os leitores do blog refletirem sobre a vida e o dia a dia. Por isso o nomeei APRENDENDO A VIVER BEM.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

AMAR.....


O amor é aquela sensação estranha que invade a gente de uma hora pra outra sem mandar recado. Você conhece alguém e de repente, você sente que esta pessoa passa a fazer parte dos seus pensamentos. Você pode até tentar se desligar dela mas, volta e meia ela está lá, na sua mente. Amor e razão não caminham lado a lado. A razão muitas vezes tenta separar você do amor mas, quando o amor é verdadeiro, ele se torna mais forte que tudo.
Amar é querer estar sempre perto. É poder dividir cada grande ou pequeno momento seja ele bom ou mau.
È andar pela rua, ver algo que lembra a pessoa amada e sentir o desejo de presente-la independente de ser aniversário, natal, dia dos namorados.
È acordar mais cedo para fazer o café da manhã e sentir o prazer de ver a pessoa amada se deliciando com sua comida temperada com amor.
Amar é querer ver o outro sempre feliz. É ter a consciência que ninguém é obrigado a estar com ninguém e a partir do momento que duas pessoas decidiram ficar juntas, uma deve fazer a outra se sentir bem.
Amar é respeitar o seu parceiro(a). É saber que quem está do seu lado, tem sentimentos e emoções e que não deve ser machucado.
Amar é ter coragem para enfrentar o mundo de mãos dadas, caminhar pela vida sem olhar para os lados. É seguir em frente traçando objetivos comuns e concretos e não promessas em vão.
Amar é colocar uma aliança no dedo e ter o orgulho de mostra-la pois apesar de ser um simples objeto é uma demonstração de carinho.
Amar é ser fiel, é saber resistir as tentações do dia a dia.
Amar é sentir vontade de mandar flores, de escrever um recadinho e deixa-lo em um lugar estratégico para que ele seja encontrado.
Amar é acordar todos os dias com o gosto de primeiro dia nutrindo sempre este sentimento e não apenas correndo para seu amor na eminência da perda.
É fazer de cada dia, um dia cheio de cores e luz.
É cuidar e ser cuidado.
Amar é não ser um problema e sim a solução.
Amar é ter imaginação na hora da cama, É se soltar e saber que quem está do seu lado é somente seu e que tudo é permitido.
Amar é querer ver cada ruguinha, cada cabelo branco aparecendo aos poucos e ter o orgulho de olhar para trás e ver que os dois construíram uma vida de experiências juntos.
Amar é não acreditar na frase ‘que seja eterno enquanto dure’ e sim apostar na frase ‘vai durar pra sempre’.
Amar é sorrir e não chorar. E se o outro chora, é enxugar as lágrimas e sempre apoiar.
È ter os ouvidos sempre prontos para escutar e o coração sempre aberto para consolar.
Amar é simplesmente olhar um para o outro, sem ter a necessidade de dizer ‘TE AMO” .

quarta-feira, 8 de abril de 2009

OS PREDADORES VIRTUAIS

Hoje em dia, ninguém mais consegue viver sem a internete que acabou virando um utensílio doméstico. A usamos para tudo: ler jornais, fazer pesquisas, tirar dúvidas de gramática, viajar pelo mundo sem sair de casa, conversar com amigos, receber e enviar mensagens , e-mails, cartões de natal virtuais e até mesmo flores virtuais. Já ouvi dizer que até bombons virtuais podem ser enviados pela ‘net’.

Realmente acho que esta foi uma das ‘invenções’ mais úteis e diferentes dos últimos tempos pois nos une ao mundo, nos ‘globaliza’ e aproxima culturas.

Me lembro que, quando me conectei a internet pela primeira vez, estava morando nos Estados Unidos e me senti nervoso ao ouvir o antigo pummmmm,pimmmmmm, rimmmmmmm.... Estava entrando em um novo mundo, totalmente desconhecido naquela época. Tive uma sensação estranha, como se estivesse entrando em uma nave espacial e indo para outro planeta.

Quando comecei a navegar, senti que uma gama de opções se abriam em minha vida e realmente explorei a net de todas as maneiras possíveis e imaginárias. Foi quando então conheci as famosas salas de bate papo. No começo achei aquilo muito interessante. Poder conversar com pessoas que viviam em outros países, em outros estados. Naquele tempo, programas como msn ainda não estavam desenvolvidos mas já havia um programa cujo nome não me recordo agora, que já se podia até usar as web cams para poder conversar. Me lembro que, quando era pequeno, já visualizava o uso do telefone com câmera. E a internet foi a primeira a apresentar esta possibilidade. Sou do tempo do MIRC, ICQ. Ainda quando morava nos Estados Unidos, comprei um programa chamado Freetel que foi o primeiro programa que você podia “chatear” em tempo real.

Os anos foram passando. Quando voltei ao Brasil, fui um dos primeiros a ter internete na cidade onde moro. Já estava bem experiente no manuseio mas ainda não tinha notado o quanto a ‘net’ podia ser algo perigoso. Infelizmente, tudo que é bom pode também pode ser usado para meios não muito corretos. Logo, apareceram sites como o “Cyber Control’ que visava o controle dos pais na navegação de seus filhos. Afinal, a ‘ net’ estava lá, acessível a todos pois não havia uma chave para ‘abri-la’ ou ‘tranca-la’. Os sites pornográficos começaram a proliferar e as salas de bate papo se tornaram um veículo, não para fazer amizade mas sim para encontros, relacionamentos, sedução e muito engodo.

Todos nós temos nosso lado sombrio. Ninguém realmente se mostra 100% e quantos de nós tem medo de se olhar no espelho e mergulhar em sua identidade real. A ‘net’ se tornou então este espelho real e perigoso.

Em uma sala de bate papo, você pode ser o que quiser. Se você tem 60 anos, você pode ter 22. Se sua altura é 1m63, você pode medir 1,86. Se tem olhos negros, você passa a ter olhos azuis e assim, seres ‘perfeitos’ e virtuais foram surgindo. A web deixa então de ser a fonte do saber e da globalização para tornar-se o mundo da fantasia e da fuga da realidade. Torna-se o lugar onde tudo é perfeito e onde você pode aliviar suas frustrações e desarmonia pessoal. Com isso, tudo se torna então mais perigoso pois deixa-se de viver a própria identidade para começar a viver uma não-realidade que pode ser altamente prejudicial não somente para quem a inventa mas também para aquelas pessoas que estão do outro lado. Os pedófilos proliferaram pois a rede propicia uma identidade cega, surda e muda. E assim, surgem os predadores virtuais, talvez até mais perigosos do que um ladrão. Afina de contas, pelo menos o ladrão você pode ver e o predador virtual se esconde atrás de um teclado.

Com o ‘barateamento’ das web cams, uma nova modalidade surgiu: o sexo virtual. Pessoas se expõe fisicamente uma para as outras como se sexo fosse algo tão somente físico e sem emoções. Homens, mulheres casadas, namorados, namoradas, insatisfeitos com seus relacionamentos e sem coragem de colocar um fim nos mesmos e recomeçar, começaram a buscar a rede como um meio de satisfação e, o mais incrível de tudo, achando ser este um meio sadio. Para muitos, ser expor virtualmente não é sinônimo de infidelidade já que não existe o toque mas sim um meio de ‘aliviar’ suas frustrações pessoais, muitas vezes com a permissão dos próprios parceiros que fazem vista grossa.

Com isso, a mentira, a falta de respeito pelo companheiro(a) proliferaram. Mais uma vez, o ser humano muda seus valores e acha que tudo é muito normal e conveniente.

Conheço pessoas que fizeram da ‘net’ seu veículo de busca de uma satisfação que eles não conseguem ter no dia a dia. Pessoas mal amadas, mal queridas e mal ‘transadas’ que correm para o mundo virtual achando que com isso, suas dores irão ser aliviadas. Com isso, acabam se tornando viciados nas salas de bate papo e sexo virtual sempre montando personagens perfeitos e enganadores. Vão em busca de suas presas como animais carnívoros. Infelizmente, pessoas com boas intenções também navegam e podem de uma hora para outra dar de cara com estes predadores que brincam com os sentimentos alheios sem um ‘pingo’ de sentimento de culpa. Crianças podem ser enganadas, os mais românticos envolvidos e o mundo pode literalmente vir abaixo para aqueles que tem a esperança de encontrar seu ‘ par perfeito’ na net.

Tenho escrito muito sobre inversão de valores e infelizmente a internet não veio apenas para abrir novos horizontes culturais para o mundo mas também para ajudar a piorar e mudar ainda mais estes conceitos, incentivar pessoas sem princípios e pior ainda, tapar o buraco dos relacionamentos que não estão dando certo servindo como fuga, troca ou satisfação sádica de fantasias sexuais.

Devemos enfrentar nossos problemas não fugindo para o mundo virtual e sim enfrentando a realidade por mais dura que ela seja.

Devemos voltar ao velho hábito da paquera sadia, do flerte olho no olho, no toque real, no beijo na boca e não na imagem de alguém a distância. Não devemos nos esconder atrás de um teclado fingindo ser o que não somos no mundo real, enganando pessoas boas, seduzindo e ainda por cima, achando que isso é algo muito normal e moderno.

Se isto tudo é ser moderno, prefiro ser chamado de antiquado pois sou a favor da normalidade e dos meios tradicionais de conhecer alguém. Deste modo, vendo os olhos, que são o espelho da alma, teremos a certeza que não estaremos caindo nas garras dos predadores virtuais que estão a solta por ai.....

domingo, 5 de abril de 2009

POR CULPA DE ALGUEM NÃO CONFIO MAIS EM NINGUÉM


Hoje em dia é difícil uma pessoa não ter um orkut. O orkut acabou se tornando um meio de encontrar pessoas que não vemos a muito tempo, amigos do passado, trocar mensagens, não esquecer aniversários e, logicamente fuxicar a vida alheia. Meu orkut é muito visitado e como está configurado para eu saber as pessoas que o visitam, sempre dou uma olhada nos meus visitantes. Não tenho o hábito de adicionar pessoas que não conheço mas um dia desses, um visitante me chamou a atenção pela frase que estava na introdução. A frase dizia: POR CULPA DE ALGUÉM, NÃO CONFIO MAIS EM NINGUEM.
Esta frase tem sido uma constante no meio das pessoas que eu conheço. Parece que a cada dia as pessoas acreditam menos e menos nos seres humanos. Eu mesmo, um dia, escrevi no meu orkut: Quanto mais conheço os seres humanos mais gosto dos animais! Por que será que isto está acontecendo?
Bem, creio que as pessoas estão passando por uma tremenda inversão de valores. Hoje em dia todos vêem tudo como muito natural e livre. Valores básicos como honestidade, sinceridade, transparência estão caindo em desuso e assim, o ser humano perde suas referências básicas do que a vida é e saem por ai, causando estragos nas vidas dos outros. Tudo é tão natural e permissivo que fica as vezes complicado abordar assuntos importantes. A vida está sendo levada com a barriga e o Deus se tornou o dinheiro. As pessoas perderam o respeito umas pelas outras, pela própria natureza e com isso se tornaram totalmente vazias. O amor se perdeu no meio destes novos conceitos e as pessoas, ao invés de se tratarem bem usam umas as outras sem medo de machuca-las. Um dia ouvi um amigo dizer com um certo orgulho que ele não sabia como era forte o seu poder de sedução. No momento que ouvi isso, não falei nada mas fiquei pensando como é perigoso ter este poder pois ele pode ser usado para tornar alguém feliz ou para tornar uma pessoa totalmente infeliz.
Estou cansado de ouvir estórias de amigos que caíram no conto do vigário do ‘ quero um relacionamento sério’, ‘ estou apaixonado por você’ e que no final descobriram que foram seduzidos e logo depois descartados. Com isso, as pessoas, pouco a pouco vão perdendo a confiança e coitados daqueles que são realmente sinceros e que ainda acreditam pois acabam levando o troco das experiências ruins dos outros. As pessoas mais bonitas são ainda piores pois sabem do seu poder de atrair e com isso,se tornam manipuladoras.Isso é um problema pois beleza é algo que não dura uma vida inteira e a beleza interior as vezes é tão feia que esta pessoa de bonita acaba se tornando feia aos olhos de quem realmente a conhece.
O que vemos hoje em dia é uma grande selva onde um quer comer o outro. Valores materiais estão cada vez mais acima dos valores emocionais e espirituais. São poucas as pessoas que realmente se preocupam com o bem estar de quem está ao seu lado ou até mesmo de suas ‘vítimas’. Saem por ai, causando estragos emocionais, inventando desculpas esfarrapadas que justifiquem sua conduta errada e se esquecendo que a vida é ação e reação.
Acredito que já está na hora disso mudar. Creio que está na hora do ser humano se conscientizar que todos temos um coração, que sentimos, que gostamos, que nos apaixonamos, que lutamos por aquilo que acreditamos ser o correto e honesto. Pessoas sem escrúpulos devem procurar por seus párias e assim se afastar daqueles que ainda acreditam e que tem a esperança que vão encontrar pessoas bondosas pelo seu caminho.
Me sinto muito incomodado ao ler frases como esta que li no orkut deste meu novo amigo mas sou uma pessoa que ainda acredita e aposta no ser humano. Creio também que todos podem mudar e se arrepender e deste modo iniciar uma vida nova de forma correta e honesta esquecendo os erros do passado e começando do zero. Afinal, estamos vivos e a vida está em eterna mutação. Nunca é tarde para recomeçar e agir corretamente. Não sou nenhum ser perfeito pois também cometo erros como qualquer ser humano. Contudo sempre tento pensar nas pessoas e agir com elas do mesmo modo que gostaria que agissem comigo. Deste modo, evito magoar os outros. Creio que todos nós temos o direito de sermos felizes e vivermos em paz.

O BUMERANGUE


Muitas pessoas não entendem o que quero dizer quando falo sobre a “Lei do Bumerangue.” Já ouvi os comentários mais incríveis sobre este tema e gostaria aqui, de ter a oportunidade de tentar explicar o que penso sobre este assunto.
O que seria então esta lei”? Bem, acredito em reencarnação e creio que somos o fruto das ações (Karma) de vidas passadas como também o fruto das ações desta vida. Classifico então o Karma como sendo bom ou mau, sendo o bom karma, aquelas ações que praticamos para o bem e mau karma aquelas ações que praticamos, até mesmo inconscientemente, visando o mau. As boas ações serão revertidas ao acúmulo de um bom karma e logicamente o acúmulo de ações de ruins, ao acúmulo de um mau karma.
Somos o produto de bons e maus pensamentos e tudo se reverte a própria pessoa. Se desejamos o bem e agimos corretamente, recebemos os frutos positivos de nossas ações e pensamentos. Ao contrário, se agimos erradamente e temos pensamentos ruins, recebemos maus frutos.
Muitas pessoas passam por situações difíceis na vida e na maioria das vezes se perguntam por que estão tendo problemas ou por que tudo aquilo está acontecendo. Não conseguem entender a razão do sofrimento, da dúvida, do medo e alegam, muitas vezes, não terem sorte.
Na verdade, deveríamos sempre refletir sobre nossas ações. Somos o fruto daquilo que pensamos e do modo que agimos durante toda nossa vida. Por experiência própria, já vi, várias vezes, pessoas indagando sobre sua sorte sem ao menos pensar se poderiam, eles próprios, terem cavado certas situações. O homem tem uma séria tendência a se proteger e delegar aos outros as razões de seus próprios erros. Esta é uma situação cômoda já que insenta o praticante da ação e delega a terceiros o motivo de sua infelicidade.
Para mim, a verdade é simples, nua e crua. Não creio em inferno ou céu. Em uma promessa divina de arrependimento na hora do último suspiro. Creio que, se agimos corretamente, recebemos os frutos de nossas ações corretas e se agimos de modo errado, também recebemos estes frutos. Deste modo, classifico a lei do bumerangue não como um dia ouvi dizer “ uma maldição” profetizada por aqueles que nela acreditam mas sim em uma lei lógica do bem x o mau, dos bons pensamentos x maus pensamentos, das boas ações x más ações. A Lei do Bumerangue se aplica a todos e ninguém pode fugir dela independente de qualquer coisa. O bumerangue sempre volta através do resultado de nossas ações. As vezes demora um pouco mas, sempre volta.
Por isso, creio que deveríamos pensar e repensar mais de um milhão de vezes antes de praticarmos nossas ações do dia a dia. Se todos agissem assim, com certeza, o mundo seria muito melhor e haveria mais paz, amor e harmonia. Sentimentos tais como: respeito, fidelidade, moralidade, sinceridade seriam mais respeitados. A mentira e a manipulação do ser humano desapareceriam e todos viveriam em paz.
Tenho visto muitas pessoas receberem seus bumerangues de volta no meio de suas testas. Sendo um observador do ser humano e de suas ações, muitas vezes sei exatamente a razão mas, permaneço na minha, sem fazer qualquer tipo de comentário. Apenas uso isto como exemplo para minha própria vida pois, como qualquer ser humano, também erro. Mas permaneço atento, tentando sempre me melhorar tratando as pessoas com respeito e amor fraternal. Afinal de contas, todos nós queremos ser felizes e realizados.
Por isso pense muito antes de praticar cada ação que possa ser prejudicial a alguém. Você terá lançado o seu bumerangue e mais cedo ou mais tarde, ele voltará. Que ele volte para suas mãos de modo agradável e calmo e não de modo doloroso. E caso ele volte através de qualquer tipo de sofrimento, não fuja de si próprio alegando motivos insólitos. Reflita sobre suas ações e o que pode ter causado esta volta desagradável. Certamente você irá encontrar dentro de você mesmo as razões. E ai, seja inteligente e não repita o erro. Errar é humano mas errar duas vezes é burrice!

PARA QUEM PENSA MUITO, AS PORTAS SE FECHAM...


Conta-se que Emmanuel Kant, um dos maiores sistematologistas conhecidos, foi pedido em casamento por uma jovem. Em primeiro lugar é ruim que seja a jovem a propor o casamento, é sempre o rapaz que propõe. Mas a jovem deve ter esperado muito e Kant não se decidia: a idéia nunca lhe ocorreu. Ele estava tão absorto na própria filosofia, como poderia estar apaixonado? Ele estava tão arraigado na própria cabeça que o coração foi ignorado. Assim a jovem, sentindo quanto tempo havia perdido, fez a proposta. Kant disse: “ Vou refletir sobre isso.”
Como você pode pensar sobre o amor? Ou ele está ali ou não está. Não é uma pergunta a ser resolvida, é uma situação a ser respondida. Ou seu coração diz que sim ou diz que não. Pronto! O que você vai pensar? Não é uma proposta empresarial. Mas era uma proposta de negócio para Kant. Uma orientação excessivamente mental transforma tudo em um negócio. Assim, ele pensou, e ele não só pensou, foi a uma biblioteca e consultou livros sobre amor, sobre matrimônio. Então ele anotou em seu caderno tudo aquilo que estava a favor do matrimônio e tudo aquilo que estava contra. E ele pensou, pensou e pensou e dizem que pesando os prós e os contras, ele decidiu a favor do matrimônio, porque alguns pontos estavam mais a favor do que contra. Portanto, foi uma decisão lógica.
Então, ele se dirigiu à casa da jovem e bateu na porta, e o pai dela disse: “ Ela já está casada e é mãe de três filhos. Tanto tempo se passou.... você veio um pouco tarde.”
A mente necessita de tempo. A mente sempre está atrasada, porque necessita de tempo e então a ocasião poderá se perder. E quando você for bater na porta, a jovem terá mudado, já será mãe de três crianças; E isto está acontecendo a todo momento, lembre-se: uma oportunidade pode estar ali, então aja, não pense, se você pensar a situação não esperará por você. A jovem terá mudado. E quando você estiver pronto para responder, não haverá mais nada para responder... A vida é um fluxo...A vida não é estática.

OSHO – Um Pássaro em vôo

Comentário:

Achei este texto muito propício e as vezes me pego pensando como certas coisas vem naturalmente parar em minhas mãos logo após ter ouvido alguma estória ou até mesmo ter passado por alguma experiência.
Um amigo meu, conheceu uma certa pessoa por quem se apaixonou. Esta pessoa se dizia totalmente apaixonada por ele também. Contudo, a relação não se concretizou pois esta pessoa disse que precisava de um tempo para pensar! Talvez não estivesse segura de sua paixão ou talvez até a professasse por pura mentira, apenas com o intuito de manipulação!
Concordo 100% com Osho! A mente, muitas vezes, não age. Ela pensa, pensa, pensa e, quantas vezes o tempo passa e perdemos lindas oportunidades de sermos felizes e vivermos em paz e harmonia! Quem ama de verdade age com o coração e não com a mente a não ser que valores mesquinhos ou materialistas estejam sendo colocados na balança. Prefiro não pensar nesta possibilidade pois, se verdadeira, as conseqüências podem ser desastrosas. Afinal, viemos a este mundo sem nada e partiremos dele na mesma condição, levando apenas as experiências, sejam elas boas ou ruins.Por isso, prefiro achar que meu amigo apenas deu com “os burros n’agua ao se apaixonar por uma pessoa que talvez nunca tenha amado de verdade e que por isso, não tenha nenhuma noção do verdadeiro sentido da palavra paixão. Prefiro acreditar na manipulação sentimental, no tesão momentâneo, no discurso perfeito que tantas pessoas tem, memorizado em suas mentes apenas para enganar as raras pessoas que ainda acreditam que “ Eu estou apaixonado por você!” seja uma frase sincera e verdadeira.
Afinal de contas existe algo mais belo que o amor? Algo mais puro do que a paixão?
A última notícia que tive desta estranha estória é que esta pessoa desapareceu do mapa! Ainda deve estar pensando, pensando.... A mente ainda deve estar fazendo com que ela continue sua luta interior, pesando os prós e contras, Com certeza ainda se lembra dos bons momentos que passaram juntos mas, não permite arriscar, trocar talvez algo que ela pense que é certo, por algo que possa ser duvidoso, sem levar em consideração que, na vida, nada é realmente certo, que a vida está em eterna e constante mutação!!!E, agindo deste modo, se arrisca a perder um momento precioso, uma pessoa preciosa para então, lá na frente ver, que o momento certo passou pois aí já será tarde. A jovem já estará casada e já terá tido três filhos e só restará o arrependimento como consolo! A porta já estará fechada!

O PODER DO PENSAMENTO PELO YOGA


Swami Sivananda

O poder do pensamento pelo Yoga foi um dos livros mais interessantes que já li. Ele descreve como nossos pensamentos podem modificar nossas vidas, como somos poderosos ao usar nossa força mental para atrair o bem ou até mesmo o mal, como devemos ser cuidadosos em nossas ações e no nosso modo de pensar pois acabamos sofrendo tanto os reflexos positivos como os reflexos negativos dos mesmos. Tenho o hábito de ler/estudar, sublinhando aquilo que mais me chama atenção e por isso, decidi colocar aqui algumas citações deste maravilhoso livro. Comentários extras se fazem totalmente desnecessários pois as palavras de Swami Sivananda falam por si. De um livro de 133 páginas escolhi aqueles que penso serem os mais interessantes para que possamos refletir e mudar nosso modo de pensar.

O pensamento tem vida e é tão sólido quanto uma pedra. Podemos deixar de existir mas nossos pensamentos jamais perecem.
O homem semeia um pensamento e colhe uma ação. Semeia uma ação e colhe um hábito. Semeia um hábito e colhe caráter. Semeia caráter e colhe o destino.
Quanto mais potentes os pensamentos mais depressa eles frutificam.
O pensamento tem um poder tremendo. O pensamento pode curar doenças. Pensamentos podem transformar a mentalidade das pessoas.
O pensamento é a maior força que existe na terra. O pensamento é a mais poderosa arma no arsenal do Yogui. O pensamento positivo transforma, renova e constrói.
Pensando corretamente construirás um destino grandioso.
O homem é senhor do seu próprio destino. Pode moldar o seu destino pela força do pensamento. Pode faze-lo querendo: todos as faculdades, energias e poderes necessários estão latentes nele. Desenvolve-os e torna-se livre e magnânimo.
O presente é o resultado dos pensamentos do passado, e o futuro será moldado pelos pensamentos no presente. Se pensarmos corretamente, falaremos e agiremos corretamente. A palavra e a ação apenas acompanham os pensamentos.
Pensamento é vida. Conforme pensamos, assim somos. Os nossos pensamentos criam o nosso meio-ambiente. Nossos pensamentos constituem o nosso mundo.
Se nutrirmos pensamentos sadios, poderemos nos manter em boa saúde.
Podemos traçar nosso próprio destino e modificar nosso Karma a vontade, usando o poder do pensamento. Pensemos corretamente! Pensemos nobremente! O homem não é um ser indefeso: é dotado de livre-arbítrio.
Combate todos os pensamentos negativos e as dúvidas. Deixa que pensamentos sublimes e divinos te cerquem de todos os lados.
Cultiva, no jardim da mente, os pensamentos positivos e virtuosos de misericórdia, amor, pureza, perdão, integridade, generosidade e humildade.
Caráter é o fator que determina a vitória ou a derrota: o êxito ou o fracasso em todos os empreendimentos da vida. O homem de bom caráter goza a vida agora e sempre.
Tua vida é o que fazes dela pelos teus pensamentos e ações.
Nenhum outro ser é responsável pelo que recebes pois tudo é uma conseqüência de teus pensamentos e ações.
A verdadeira beleza está no coração. Está no caráter. A beleza reside na pureza. A beleza brilha nas virtudes.