sábado, 23 de maio de 2009

CARTA A UM AMIGO


Querido Amigo,

A vida é um grande quebra-cabeça. Quando a gente nasce todas as peças estão embaralhadas e é a nossa função colocá-las nos lugares certos para no final vermos a linda paisagem da vida montada em nossa frente e podermos admirá-la.
Conforme vamos crescendo, conseguimos colocar todas aquelas peças que nos trazem felicidade com a ajuda de pessoas que são mais experientes do que nos: montamos as peças dos natais, das páscoas, dos aniversários. Montamos as peças que tem relação ao que sentimos por nossos pais, nossos irmãos, tios, tias, avós. Eles nos ajudam a colocar estas peças em seus devidos lugares guiando nossas mãos e ensinando aquilo que é o básico da vida: honestidade, moralidade, sinceridade, senso do certo e do errado, do que é justo e do que não é justo.
Contudo, a medida que vamos crescendo e já não necessitamos tanto assim da ajuda das pessoas que estão mais próximas, começamos a nos sentir auto-suficientes e começamos a achar que somos tão poderosos, que temos tanto discernimento que não necessitamos da ajuda de mais ninguém.
Neste momento, as peças do quebra-cabeça se tornam enormes e começam a ficar com tantas formas diferentes que se torna mais complicado coloca-las nos seus devidos lugares. É quando a vida nos começa a impor escolhas mais difícies muitas vezes insistimos em tentar colocar as peças nos lugares errados. Forçamos situações achando que aquela peça deveria estar naquele lugar. Achamos que mesmo vendo que uma pequena aresta da peça não se encaixa, ela deveria estar ali. Deste modo, vamos montando um quebra-cabeça confuso e quando olhamos para a figura final, a paisagem esta distorcida, não tem nitidez, não é o que deveria ser. Então, a observamos e nos perguntamos: o que deu errado? Em que momento a primeira peça foi colocada no lugar que não deveria estar. Aquela imagem nos incomoda, não vemos lógica, achamos que deveria ter dado certo mas... não deu. Vem então um sentimento muito grande de decepção, de tristeza, de impotência.Uma inconformidade enorme toma conta da gente.
Contudo, esquecemos de uma grande coisa. Um quebra -cabeça é apenas um jogo feito de várias partes que se unem. Peças grandes, peças pequenas que nos mesmos juntamos. E estas peças não estão coladas umas a outras em definitivo. Elas podem ser novamente embaralhadas e o jogo pode recomeçar. E o mais importante de tudo é que sabemos que para cada espaço do quebra-cabeça existe uma peça que se encaixa perfeitamente. Basta ter paciência, resignação, admitir que nos mesmos colocamos algumas peças no lugar errado e deste modo, começar tudo novamente, com raciocínio, prestando mais atenção aos detalhes e a todas as arestas.
E este é o grande milagre da vida! O poder do recomeço!!!! Com a experiência previa de uma paisagem final disforme mas tendo a certeza interior que somos capazes de juntar todas as pequenas e grande peças para no final dar de cara com uma linda paisagem que possamos apreciar e nos trazer paz, temos o poder do recomeço. Este poder do recomeço é dado a nos pela força cósmica divina que está atenta a tudo, que vê tudo pois ela é onipotente, onisciente e onipresente. Ela observa você a todo instante, colocando as peças do jogo da vida em seus devidos lugares. Desde o inicio, ela sempre esteve do seu lado, observando, fazendo cara feia quando uma peça foi colocada em algum local errado, mas nunca influenciando você diretamente pois você nasceu com o poder do livre arbítrio. Contudo, cada vez que uma peça não se encaixa, ela também se frustra e chega o momento que ela diz... " Ahhhh, esta figura não esta ficando bonita apesar de todo o esforço". Ai, ele embaralha tudo novamente e nos da a chance de recomeçar.
Não se esqueça... para cada espaço existe uma peça que se encaixa perfeitamente pois o resultado final sempre tem lógica. Pessoas e pessoas passam uma vida inteira, sem prestar atenção, sem ter cuidado ao encaixa-las.
Preste atenção no seu jogo de quebra-cabeça!!!! Comece aos poucos a colocar todas as peças em seus devidos lugares. Não tenha pressa. A paciência é uma virtude! Seja cauteloso ao escolher cada uma delas, sejam elas grandes ou pequenas. Raciocine. Este jogo todo tem uma lógica e você esta neste mundo para descobri-la e no final olhar para a o resultado e dizer ! EU CONSEGUI!!!!!!

Tenha um lindo dia
Beijos
Marcelo

Um comentário:

  1. Belíssimo resumo do que é viver e termos em nossas mãos o poder de modificarmos o nossos destinos. Uma peça encaixada errada um vez, torna-se um grande obstaculo no futuro para efetuarmos uma pequena modificação, mas o importante de tudo é não desistirmos jamais, e continuar o nosso jogo da vida, como digo -viver é administrar loucuras-

    ResponderExcluir