domingo, 5 de abril de 2009

PARA QUEM PENSA MUITO, AS PORTAS SE FECHAM...


Conta-se que Emmanuel Kant, um dos maiores sistematologistas conhecidos, foi pedido em casamento por uma jovem. Em primeiro lugar é ruim que seja a jovem a propor o casamento, é sempre o rapaz que propõe. Mas a jovem deve ter esperado muito e Kant não se decidia: a idéia nunca lhe ocorreu. Ele estava tão absorto na própria filosofia, como poderia estar apaixonado? Ele estava tão arraigado na própria cabeça que o coração foi ignorado. Assim a jovem, sentindo quanto tempo havia perdido, fez a proposta. Kant disse: “ Vou refletir sobre isso.”
Como você pode pensar sobre o amor? Ou ele está ali ou não está. Não é uma pergunta a ser resolvida, é uma situação a ser respondida. Ou seu coração diz que sim ou diz que não. Pronto! O que você vai pensar? Não é uma proposta empresarial. Mas era uma proposta de negócio para Kant. Uma orientação excessivamente mental transforma tudo em um negócio. Assim, ele pensou, e ele não só pensou, foi a uma biblioteca e consultou livros sobre amor, sobre matrimônio. Então ele anotou em seu caderno tudo aquilo que estava a favor do matrimônio e tudo aquilo que estava contra. E ele pensou, pensou e pensou e dizem que pesando os prós e os contras, ele decidiu a favor do matrimônio, porque alguns pontos estavam mais a favor do que contra. Portanto, foi uma decisão lógica.
Então, ele se dirigiu à casa da jovem e bateu na porta, e o pai dela disse: “ Ela já está casada e é mãe de três filhos. Tanto tempo se passou.... você veio um pouco tarde.”
A mente necessita de tempo. A mente sempre está atrasada, porque necessita de tempo e então a ocasião poderá se perder. E quando você for bater na porta, a jovem terá mudado, já será mãe de três crianças; E isto está acontecendo a todo momento, lembre-se: uma oportunidade pode estar ali, então aja, não pense, se você pensar a situação não esperará por você. A jovem terá mudado. E quando você estiver pronto para responder, não haverá mais nada para responder... A vida é um fluxo...A vida não é estática.

OSHO – Um Pássaro em vôo

Comentário:

Achei este texto muito propício e as vezes me pego pensando como certas coisas vem naturalmente parar em minhas mãos logo após ter ouvido alguma estória ou até mesmo ter passado por alguma experiência.
Um amigo meu, conheceu uma certa pessoa por quem se apaixonou. Esta pessoa se dizia totalmente apaixonada por ele também. Contudo, a relação não se concretizou pois esta pessoa disse que precisava de um tempo para pensar! Talvez não estivesse segura de sua paixão ou talvez até a professasse por pura mentira, apenas com o intuito de manipulação!
Concordo 100% com Osho! A mente, muitas vezes, não age. Ela pensa, pensa, pensa e, quantas vezes o tempo passa e perdemos lindas oportunidades de sermos felizes e vivermos em paz e harmonia! Quem ama de verdade age com o coração e não com a mente a não ser que valores mesquinhos ou materialistas estejam sendo colocados na balança. Prefiro não pensar nesta possibilidade pois, se verdadeira, as conseqüências podem ser desastrosas. Afinal, viemos a este mundo sem nada e partiremos dele na mesma condição, levando apenas as experiências, sejam elas boas ou ruins.Por isso, prefiro achar que meu amigo apenas deu com “os burros n’agua ao se apaixonar por uma pessoa que talvez nunca tenha amado de verdade e que por isso, não tenha nenhuma noção do verdadeiro sentido da palavra paixão. Prefiro acreditar na manipulação sentimental, no tesão momentâneo, no discurso perfeito que tantas pessoas tem, memorizado em suas mentes apenas para enganar as raras pessoas que ainda acreditam que “ Eu estou apaixonado por você!” seja uma frase sincera e verdadeira.
Afinal de contas existe algo mais belo que o amor? Algo mais puro do que a paixão?
A última notícia que tive desta estranha estória é que esta pessoa desapareceu do mapa! Ainda deve estar pensando, pensando.... A mente ainda deve estar fazendo com que ela continue sua luta interior, pesando os prós e contras, Com certeza ainda se lembra dos bons momentos que passaram juntos mas, não permite arriscar, trocar talvez algo que ela pense que é certo, por algo que possa ser duvidoso, sem levar em consideração que, na vida, nada é realmente certo, que a vida está em eterna e constante mutação!!!E, agindo deste modo, se arrisca a perder um momento precioso, uma pessoa preciosa para então, lá na frente ver, que o momento certo passou pois aí já será tarde. A jovem já estará casada e já terá tido três filhos e só restará o arrependimento como consolo! A porta já estará fechada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário