domingo, 5 de abril de 2009

POR CULPA DE ALGUEM NÃO CONFIO MAIS EM NINGUÉM


Hoje em dia é difícil uma pessoa não ter um orkut. O orkut acabou se tornando um meio de encontrar pessoas que não vemos a muito tempo, amigos do passado, trocar mensagens, não esquecer aniversários e, logicamente fuxicar a vida alheia. Meu orkut é muito visitado e como está configurado para eu saber as pessoas que o visitam, sempre dou uma olhada nos meus visitantes. Não tenho o hábito de adicionar pessoas que não conheço mas um dia desses, um visitante me chamou a atenção pela frase que estava na introdução. A frase dizia: POR CULPA DE ALGUÉM, NÃO CONFIO MAIS EM NINGUEM.
Esta frase tem sido uma constante no meio das pessoas que eu conheço. Parece que a cada dia as pessoas acreditam menos e menos nos seres humanos. Eu mesmo, um dia, escrevi no meu orkut: Quanto mais conheço os seres humanos mais gosto dos animais! Por que será que isto está acontecendo?
Bem, creio que as pessoas estão passando por uma tremenda inversão de valores. Hoje em dia todos vêem tudo como muito natural e livre. Valores básicos como honestidade, sinceridade, transparência estão caindo em desuso e assim, o ser humano perde suas referências básicas do que a vida é e saem por ai, causando estragos nas vidas dos outros. Tudo é tão natural e permissivo que fica as vezes complicado abordar assuntos importantes. A vida está sendo levada com a barriga e o Deus se tornou o dinheiro. As pessoas perderam o respeito umas pelas outras, pela própria natureza e com isso se tornaram totalmente vazias. O amor se perdeu no meio destes novos conceitos e as pessoas, ao invés de se tratarem bem usam umas as outras sem medo de machuca-las. Um dia ouvi um amigo dizer com um certo orgulho que ele não sabia como era forte o seu poder de sedução. No momento que ouvi isso, não falei nada mas fiquei pensando como é perigoso ter este poder pois ele pode ser usado para tornar alguém feliz ou para tornar uma pessoa totalmente infeliz.
Estou cansado de ouvir estórias de amigos que caíram no conto do vigário do ‘ quero um relacionamento sério’, ‘ estou apaixonado por você’ e que no final descobriram que foram seduzidos e logo depois descartados. Com isso, as pessoas, pouco a pouco vão perdendo a confiança e coitados daqueles que são realmente sinceros e que ainda acreditam pois acabam levando o troco das experiências ruins dos outros. As pessoas mais bonitas são ainda piores pois sabem do seu poder de atrair e com isso,se tornam manipuladoras.Isso é um problema pois beleza é algo que não dura uma vida inteira e a beleza interior as vezes é tão feia que esta pessoa de bonita acaba se tornando feia aos olhos de quem realmente a conhece.
O que vemos hoje em dia é uma grande selva onde um quer comer o outro. Valores materiais estão cada vez mais acima dos valores emocionais e espirituais. São poucas as pessoas que realmente se preocupam com o bem estar de quem está ao seu lado ou até mesmo de suas ‘vítimas’. Saem por ai, causando estragos emocionais, inventando desculpas esfarrapadas que justifiquem sua conduta errada e se esquecendo que a vida é ação e reação.
Acredito que já está na hora disso mudar. Creio que está na hora do ser humano se conscientizar que todos temos um coração, que sentimos, que gostamos, que nos apaixonamos, que lutamos por aquilo que acreditamos ser o correto e honesto. Pessoas sem escrúpulos devem procurar por seus párias e assim se afastar daqueles que ainda acreditam e que tem a esperança que vão encontrar pessoas bondosas pelo seu caminho.
Me sinto muito incomodado ao ler frases como esta que li no orkut deste meu novo amigo mas sou uma pessoa que ainda acredita e aposta no ser humano. Creio também que todos podem mudar e se arrepender e deste modo iniciar uma vida nova de forma correta e honesta esquecendo os erros do passado e começando do zero. Afinal, estamos vivos e a vida está em eterna mutação. Nunca é tarde para recomeçar e agir corretamente. Não sou nenhum ser perfeito pois também cometo erros como qualquer ser humano. Contudo sempre tento pensar nas pessoas e agir com elas do mesmo modo que gostaria que agissem comigo. Deste modo, evito magoar os outros. Creio que todos nós temos o direito de sermos felizes e vivermos em paz.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto... E isso é o que vale mesmo: não façamos aos outros aquilo que não gostaríamos de receber. Sejamos felizes, nos aceitemos e aceitemos os outros com nossas falhas e quem sabe a gente consiga viver em paz... Bjs teacher

    ResponderExcluir
  2. Na falta de alguém em quem confiar, confiemos em nós mesmos. (risos) Já é um começo. Marcio Nicolau.

    ResponderExcluir