sexta-feira, 17 de abril de 2009

NÃO JULGUE UM LIVRO PELA CAPA!



Acabei de assistir um vídeo no You Tube de um programa inglês chamado Britan’s Got Talent 2009 onde apresentam uma mulher de 47 anos que almeja a profissão de cantora. Quando ela entra no palco, imediatamente se nota a reação da platéia e dos jurados. Susan Boyle, uma mulher que foge totalmente dos padrões de beleza, mas que quando solta a voz, da um verdadeiro show de interpretação da música I dreamed a dream, cantado por Elaine Page em Les Miserables.
Enquanto Simon, um dos jurados a entrevista, são mostradas cenas da platéia e sorrisos de escárnio devido a aparência da dita senhora. Mas repentinamente, a audiência e os jurados mudam totalmente de postura e todos são contaminados pela voz forte, maravilhosa, angelical de Susan. A “fera” vira “bela”.
Confesso que fiquei todo arrepiado enquanto assistia ao vídeo que pode ser visto no seguinte endereço :
http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk

Ao final do vídeo o título deste texto aparece.

Não julgue um livro pela capa!
Quantas pessoas conhecemos que são tão bonitas por fora mas tão vazias por dentro. Quantas pessoas apenas se preocupam com sua beleza exterior sem se importar com o seu conteúdo.
Quantas usam sua aparência para conseguir posições convenientes na sociedade, para subir degraus, para conquistar amores...
A capa é muitas vezes linda, dura, bem feita, bem modelada, as vezes de couro, lustrosa mas quando abrimos o livro e lemos seu conteúdo descobrimos que fomos enganados. Na verdade não há conteúdo, somente um grande vazio. As frases estão incompletas, as palavras separadas o raciocínio totalmente errado. O curso da estória interior totalmente sem sentido e a estória da vida terá sido apenas aquilo que a pessoa apresentou pelo seu exterior já que não tem nada, absolutamente nada a oferecer a não ser a sua própria aparência tão enganadora.
Não me preocupo com as capas feias. Já li muito livros cujas capas eram muito mal feitas, frágeis, que se rasgavam a toa mas o conteúdo era impregnado de emoções e sentimentos. Até hoje tenho livros tão antigos cujas capas estão rasgadas devido ao uso mas as páginas estão intactas. Creio que é isto que importa. Ninguém realmente se lembra de um livro pela capa e sim pela maravilhosa sensação de estar lendo algo que vale a pena.
Este vídeo deve ser assistido para que possamos pensar em que tipo de capa gostaríamos de ser. Fica a pergunta:

Que tipo de capa você é????

Um comentário:

  1. Sou um livro de capa mole, brochura... rs rs rs Mas isso não vem ao caso. De fato a sociedade exige uma imagem tão absurda que deixa de conhecer talentos, qualidades e virtudes por não estarem embaladas em belos pacotes.
    O vídeo é mesmo uma inspiração.
    Abraços.

    ResponderExcluir